Abdias Nascimento

Abdias Nascimento (Franca, São Paulo, 1914 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011).

Abdias Nascimento

BIOGRAFIA (curta)

Abdias Nascimento (1914-2011), poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico e ativista pan-africanista, fundou o Teatro Experimental do Negro e o projeto Museu de Arte Negra. Suas pinturas, largamente exibidas dentro e fora do Brasil exploram o legado cultural africano no contexto do combate ao racismo. Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, ele foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro. Pelo conjunto da obra, ele foi indicado oficialmente ao Prêmio Nobel da Paz de 2010.

Exposições virtuais

Abdias Nascimento

Um herói da pátria e da coletividade negra

Abdias Nascimento foi antes de tudo um sujeito coletivo. Nos anos 1930 passou pela Frente Negra Brasileira. Nos 1940-50, criou e atuou no Teatro Experimental do Negro, no jornal Quilombo e na criação do Museu de Arte Negra. Nos anos 1980, fundou o Ipeafro – que dá continuidade à sua luta. Foi professor, artista e escritor com atuação internacional. Em 2024, ano em que comemoramos os 110 anos de Abdias, esta experiência virtual mergulha de forma inovadora no multiverso abdiniano.

Borboletas de Franca

Vida e obra de Abdias Nascimento. 

Lançada em 2021 em comemoração dos 10 anos da cerimonia de deposição das cinzas de Abdias, a exposição totalmente virtual e com exibições em Realidade Aumentada foi repaginada e ganhou uma nova experiência em 2024.

Realização:
Patrocínio:
Pró-carioca, ISS Lei de incentivo à cultura, Rio Capital do G20 Brasil 2024, Prefeitura do Rio, Cultura
Contato:

© MAN, todos os direitos reservados – Para reprodução ou distribuição do conteúdo do site MAN ou parte dele entre em contato.

Translate