Abdias Nascimento
Abdias Nascimento
BIOGRAFIA (curta)
Abdias Nascimento (1914-2011), poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico e ativista pan-africanista, fundou o Teatro Experimental do Negro e o projeto Museu de Arte Negra. Suas pinturas, largamente exibidas dentro e fora do Brasil exploram o legado cultural africano no contexto do combate ao racismo. Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, ele foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro. Pelo conjunto da obra, ele foi indicado oficialmente ao Prêmio Nobel da Paz de 2010.
Exposições virtuais
Um herói da pátria e da coletividade negra
Abdias Nascimento foi antes de tudo um sujeito coletivo. Nos anos 1930 passou pela Frente Negra Brasileira. Nos 1940-50, criou e atuou no Teatro Experimental do Negro, no jornal Quilombo e na criação do Museu de Arte Negra. Nos anos 1980, fundou o Ipeafro – que dá continuidade à sua luta. Foi professor, artista e escritor com atuação internacional. Em 2024, ano em que comemoramos os 110 anos de Abdias, esta experiência virtual mergulha de forma inovadora no multiverso abdiniano.
Vida e obra de Abdias Nascimento.
Lançada em 2021 em comemoração dos 10 anos da cerimonia de deposição das cinzas de Abdias, a exposição totalmente virtual e com exibições em Realidade Aumentada foi repaginada e ganhou uma nova experiência em 2024.
© MAN, todos os direitos reservados – Para reprodução ou distribuição do conteúdo do site MAN ou parte dele entre em contato.